Descarrilamento de trem deixa ao menos 13 mortos no México

Ao menos 13 pessoas morreram e 98 ficaram feridas aós o descarrilamento de um trem interoceânico com 250 pessoas abordo neste domingo (28), no estado de Oaxaca, no sul do México, informaram autoridades locais.

A Marinha mexicana afirmou que o trem, que descarrilou perto da cidade de Nizanda, transportava nove tripulantes e 241 passageiros. Desses, 139 estavam fora de perigo, enquanto 98 ficaram feridos, incluindo 36 que receberam atendimento médico.

A presidente Claudia Sheinbaum afirmou em publicação na rede social X que cinco dos feridos estavam em estado grave e acrescentou que autoridades foram enviadas ao local para prestar assistência às famílias das vítimas.

“A Marinha Mexicana me informou que, tragicamente, 13 pessoas morreram no acidente do trem interoceânico; 98 ficaram feridas, cinco delas em estado grave. Os feridos estão nos hospitais do IMSS em Matías Romero e Salina Cruz, bem como nos hospitais do IMSS-Bienestar em Juchitán e Ixtepec.

Instruí o Secretário da Marinha e o Subsecretário de Direitos Humanos do Ministério do Interior a se deslocarem até o local e prestarem assistência pessoal às famílias; os representantes do IMSS e do IMSS-Bienestar também estarão presentes.

O Ministério do Interior coordenará os esforços. Agradeço o apoio do Governador de Oaxaca e sua equipe. Continuaremos a fornecer atualizações.”

A Procuradoria-Geral da República do México já abriu um inquérito sobre o incidente.

O Trem Interoceânico, inaugurado em 2023 durante o governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, faz parte do projeto do Corredor Interoceânico.

A iniciativa foi concebida para modernizar a ligação ferroviária através do istmo de Tehuantepec, conectando o porto mexicano de Salina Cruz, no Pacífico, com Coatzacoalcos, na costa do Golfo do México.



source https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/descarrilamento-de-trem-deixa-mortos-o-mexico/

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem