Warren Buffett se tornou o investidor mais famoso do mundo graças à sua visão de investimentos à frente da Berkshire Hathaway. Mas essa não era sua única função: ele também era o melhor garoto-propaganda da empresa.
Considere a assembleia anual da empresa – o lugar ideal para quem busca aconselhamento financeiro e para fazer networking com os principais nomes do mundo dos negócios. É também uma excelente oportunidade para compras.
O “Berkshire Bazaar of Bargains” tornou-se sinônimo do próprio encontro, um shopping center temático de Buffett que exibe produtos das diversas empresas do conglomerado.
E há muitos, muitos produtos sob o guarda-chuva da empresa: o suficiente para preencher pelo menos 20.000 pés quadrados com 50.000 itens de estoque para os acionistas em 2025, segundo a empresa.
O bilionário do Nebraska também adora posar com mascotes e itens pertencentes ao gigantesco conglomerado Berkshire, com os rostos sorridentes de Buffett e de seu falecido braço direito, Charlie Munger, estampados em todos os tipos de produtos peculiares à venda no bazar.
Com a aposentadoria de Buffett como CEO prevista para o final de 2025, vamos relembrar seu papel como o maior mascote de sua empresa.
Squishmallow
Os bichinhos de pelúcia em formato de ovo conquistaram o mundo dos brinquedos e também fazem parte do portfólio da Berkshire Hathaway.
A aquisição ocorreu por meio de uma série indireta de aquisições corporativas, após a Berkshire Hathaway comprar a Alleghany em 2022, empresa controladora da Jazwares, fabricante dos Squishmallows.
A Squishmallow fez sua estreia em Omaha em 2023, lançando um boneco de pelúcia do Warren Buffett e outro do Charlie Munger. Os brinquedos esgotaram imediatamente e, segundo relatos, chegaram a ser vendidos por até US$ 450 online.
See’s Candies
Buffett também tem um histórico de comprar empresas cujos produtos ele admira. A See’s Candies é um desses exemplos, adquirida pela Berkshire Hathaway em 1972.
Durante uma convenção, Buffett chegou a fazer doces ao lado de uma das cozinheiras da empresa, além de ter estampado as chiques caixas de bombons da See’s.
Heinz
Warren Buffett tem uma longa história corporativa com a Heinz. A Berkshire Hathaway e a 3G Capital compraram a Heinz pela primeira vez em 2013 por US$ 28 bilhões, fechando o capital da fabricante de condimentos.
As duas partes negociaram uma fusão gigantesca – mas que acabou não dando certo – entre a Kraft e a Heinz em 2015, criando a terceira maior empresa de alimentos da América do Norte. Este ano, elas se separaram em duas empresas distintas com ações negociadas em bolsa.
Embora Buffett tenha dito à CNBC que ficou desapontado com a separação, a Berkshire continua sendo a maior acionista da Kraft Heinz.
Mas duas figuras que não se separaram? Buffett e Munger, que aparecem em uma caixa de Mac & Cheese da Kraft.
Molde de gelatina
O conglomerado alimentício Kraft Heinz também era proprietário da marca de gelatina Jell-O.
Coca-Cola
A Berkshire Hathaway é a maior acionista da Coca-Cola, detendo 9,3% da gigante de bebidas. Essas latas de refrigerante foram produzidas para o mercado chinês.
Pilhas Duracell
Em 2014, a Berkshire anunciou a aquisição da Duracell, da Proctor & Gamble, entrando assim no mercado de baterias.
Além disso, também na China, Buffett foi o rosto parceiro da companhia.
source https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/com-aposentadoria-de-buffett-berkshire-perde-seu-melhor-garoto-propaganda/
Postar um comentário