O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta segunda-feira (22), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o boicote a marcas acirra a polarização política.
O assunto surgiu depois que deputados de direita fizeram uma série de publicações criticando a marca de sandálias Havaianas por causa de um comercial com a atriz Fernanda Torres. O boicote fez com que as ações da Alpargatas, dona da empresa, chegassem a cair 3% durante o dia.
Cardozo entende que a propaganda foi usada como ferramenta pela direita.
“Eu diria que seria cômico se não fosse trágico. Em primeiro lugar, basta ler, ou ver, ou ouvir aquilo que foi transcrito desse anúncio para identificar que não tem absolutamente nenhuma associação com uma visão política”, afirma.
“É de uma irracionalidade completa e absoluta, mas a extrema direita precisa disso para sobreviver, ela precisa construir essas coisas para sobreviver”. E continuou: “Eu fico pensando em que momento é esse que nós vivemos, momento em que a irracionalidade é conclamada pela paixão cega e idiomática a tomar posições que são absolutamente insensatas”, avaliou.
Já Fonteyne avalia que não acirra, mas expõe diferenças ideológicas.
“Mais uma marca que errou. Eu imagino toda a agência de propaganda, que hoje em dia elas são muito contaminadas com as ideologias de esquerda, todo mundo é de esquerda nesses ambientes, querendo fazer uma campanha como essa claramente fazendo uma alusão à esquerda”, ponderou.
Fonteyne ressaltou ainda que “o que aconteceu é uma reação legítima do povo, daqueles que acham um absurdo da mistura desse tipo de conversas ideológicas, ou de temas ideológicos com um produto, com a iniciativa privada. Não há como escapar hoje em dia, qualquer um que fizer esse tipo de coisa vai sofrer boicote porque o rei é o consumidor, é o cliente”.
source https://www.cnnbrasil.com.br/politica/o-grande-debate-boicote-a-marcas-acirra-polarizacao-politica/
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