Vítimas do tornado que atingiu cidades do Paraná aguardam a liberação do chamado “saque calamidade” prometido pelo governo federal. A expectativa é de que os valores sejam disponibilizados ainda nesta semana.
Só a cidade de Rio Bonito do Iguaçu teve 90% das edificações destruídas. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, visitou o local durante o fim de semana e afirmou que a Caixa Econômica Federal foi acionada para agilizar a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Tem direito ao saque calamidade quem possui saldo na conta do FGTS e não realizou saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220, a depender do saldo em conta.
De acordo com decreto de 2004, para habilitação ao saque do FGTS é necessário que o município tenha o estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecido pelo governo federal.
Após essa etapa, as prefeituras precisam apresentar uma declaração das áreas afetadas. A Caixa afirma que tem prestado auxílio nesta etapa para agilizar a burocracia.
Após a liberação, a população poderá realizar o saque pelo aplicativo FGTS. Não há necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é preciso indicar uma conta da própria Caixa ou de outra instituição financeira. Não há custo embutido na operação.
Benefício do INSS
Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) afetados pelo tornado também vão poder solicitar a antecipação de sua renda mensal. A informação foi anunciada pelo Ministério da Previdência Social (MPS) no sábado (8).
“Os residentes da região que recebem benefícios assistenciais poderão solicitar a antecipação de sua renda mensal. Equipes do INSS serão enviadas ao local para prestar atendimento e orientar a população sobre como realizar o pedido”, disse a pasta em nota.
source https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/vitimas-de-tornado-ainda-aguardam-liberacao-de-saque-calamidade/
Postar um comentário