A possível convocação do irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, para a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) provocou intenso debate no Congresso Nacional. No CNN Arena, os deputados federais Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Paulo Pimenta (PT-RS) discutiram se a convocação é uma urgência ou um abuso.
Paulo Pimenta argumentou que Frei Chico não é investigado e não consta em nenhum inquérito. Segundo ele, o diretor só passou a integrar a diretoria do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical) em 2024, período posterior às irregularidades investigadas, que teriam ocorrido principalmente entre 2019 e 2022.
“O irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é investigado e não consta em nenhum inquérito”, afirmou Paulo Pimenta. Segundo o parlamentar, convocar Frei Chico para a CPMI do INSS seria uma tentativa de atingir o presidente Lula.
Segundo Marcel Van Hattem, a CGU (Controladoria-Geral da União) apontou que o Sindnapi forneceu informação incorreta ao negar que um de seus dirigentes — o próprio Frei Chico — fosse parente de um membro do poder público com quem a entidade estava assinando acordo de cooperação técnica.
“Na verdade, Frei Chico é irmão de Lula e, por isso, não poderia estar na entidade”, defendeu Van Hattem. Por esse motivo, o deputado considera importante convocar Frei Chico para a CPMI.
source https://www.cnnbrasil.com.br/politica/debate-convocar-irmao-de-lula-para-cpmi-do-inss-e-urgencia-ou-abuso/
Postar um comentário