Problema do Brasil frente ao tarifaço é falta de estratégia e objetivo, diz Alberto Pfeifer

A falta de uma estratégia clara e objetivos definidos tem prejudicado o Brasil no enfrentamento de questões comerciais internacionais, segundo análise de Alberto Pfeifer, coordenador do DSI-USP e pesquisador do Insper Agro, durante o WW.

Em sua avaliação, o contraste com outros países é evidente. A Coreia do Sul, por exemplo, demonstrou habilidade em negociações comerciais ao prometer investimentos de US$ 150 bilhões na indústria naval americana, utilizando sua posição como segundo maior produtor mundial de navios.

Pfeifer aponta a Embraer como um ativo estratégico brasileiro que poderia ser melhor aproveitado em negociações internacionais. A empresa, que possui fábrica nos Estados Unidos e desenvolve produtos de alta tecnologia como o KC-390, representa um trunfo nacional que não está sendo adequadamente utilizado nas estratégias comerciais do país.

Segundo o especialista, ao permitir que a Embraer siga um caminho independente nas negociações comerciais, o Brasil perde uma importante “ficha” negocial. A empresa busca seus próprios interesses comerciais sem uma articulação mais ampla com os objetivos estratégicos nacionais, o que enfraquece a posição do país em negociações internacionais.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.


source https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/problema-do-brasil-frente-ao-tarifaco-e-falta-de-estrategia-e-objetivo-diz-alberto-pfeifer/

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem