Os Estados Unidos iniciaram uma investigação formal contra o Brasil, abrangendo múltiplas áreas estratégicas do comércio bilateral e questões ambientais. O procedimento investigativo inclui aspectos relacionados ao comércio digital, tarifas de importação, proteção de propriedade intelectual, mercado de etanol e desmatamento ilegal.
Questionado durante o WW desta terça-feira (15) sobre como o Brasil pode sair dessa situação, Rubens Barbosa, ex-embaixador em Londres e Washington, disse que “nós temos que estabelecer um contato de alto nível com a Casa Branca”.
A situação se torna ainda mais complexa com a ameaça de imposição de tarifa de 100% relacionada à Rússia, especialmente no que diz respeito à compra de petróleo, lembra o ex-embaixador. A Câmara de Comércio dos Estados Unidos em Washington destacou essa necessidade de estabelecer um diálogo de alto nível entre os dois países.
A investigação, conhecida como Seção 301, é um processo que deve se estender por meses. O documento enviado ao Brasil apresenta três aspectos principais: político, comercial e uma nova questão relacionada às big techs, que não estava presente na carta inicial enviada em 16 de maio.
O setor privado brasileiro já começou a se articular para pressionar o lado comercial americano junto ao governo dos Estados Unidos. Esta mobilização representa uma das respostas iniciais do Brasil frente às questões levantadas pela investigação.
Barbosa enfatiza que o Brasil “terá que se desdobrar para enfrentar todos esses aspectos” envolvendo as tarifas e demais pontos da investigação.
source https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-deve-ter-contato-de-alto-nivel-com-a-casa-branca-diz-rubens-barbosa/
Postar um comentário