O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (20), que poderia apoiar um cessar-fogo no conflito aéreo entre Israel e o Irã, “dependendo das circunstâncias”.
Questionado por repórteres se apoiaria um cessar-fogo enquanto as negociações estivessem em andamento, Trump respondeu: “Talvez, dependendo das circunstâncias”.
“O Irã não quer falar com a Europa. Eles querem falar conosco. A Europa não poderá ajudar neste caso”, acrescentou Trump.
O ministro das Relações Exteriores do Irã se reuniu com autoridades da Europa em Genebra para conversas que visam estabelecer um caminho de volta à diplomacia em relação ao programa nuclear iraniano.
Ministros das Relações Exteriores europeus instaram o Irã a se conversar com Washington sobre seu programa nuclear, mas as negociações terminaram com poucos sinais de progresso.
“Bem, não vou falar sobre forças terrestres, porque a última coisa que você quer são forças terrestres”, disse Trump, quando questionado se forças terrestres seriam necessárias para derrotar o Irã. A guerra aérea começou em 13 de junho, quando Israel atacou o Irã, e gerou alarmes em uma região que está em alerta desde o início da guerra israelense em Gaza, em outubro de 2023.
Trump e a Casa Branca afirmam que ele decidirá nas próximas duas semanas se os EUA se envolverão na guerra entre Israel e o Irã. Trump manteve o mundo na dúvida sobre seus planos, variando entre propor uma solução diplomática rápida e sugerir que Washington poderia se juntar à luta ao lado de Israel.
O Irã, que afirma que seu programa nuclear é pacífico, retaliou com seus próprios ataques contra Israel. O país é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear, enquanto Israel não é.
Os ataques israelenses mataram 639 pessoas no Irã, de acordo com a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos. Israel afirma que os ataques iranianos mataram 24 civis em Israel.
source https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-sobre-apoio-a-cessar-fogo-de-israel-e-ira-depende-das-circunstancias/
Postar um comentário