O Transtorno de Personalidade Borderline é uma condição que afeta significativamente a vida de quem o possui, principalmente no âmbito das relações interpessoais. Em entrevista ao CNN Sinais Vitais, o psiquiatra Erlei Sassi, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, detalhou os principais sintomas desse transtorno.
Conforme o especialista, o medo intenso de abandono é uma das características mais marcantes do Borderline. “É um paciente que sofre muito, principalmente porque ele tem muito medo de ser abandonado”, explica Sassi. Esse temor é tão intenso que a pessoa pode sentir como se o abandono fosse uma ameaça à sua própria sobrevivência.
Comportamentos para evitar o abandono
Para evitar o abandono, pessoas com Borderline podem adotar comportamentos extremos. Sassi menciona que esses indivíduos podem “dar presentes, gastar dinheiro que às vezes não tem, transformar às vezes em alguns momentos até algumas características do próprio corpo, mudar a cor do cabelo para tentar agradar a pessoa”.
Além disso, o psiquiatra ressalta que podem ocorrer mudanças drásticas de personalidade para agradar o parceiro. “Tem essa questão de até mudar de time de futebol para agradar o parceiro, muda às vezes religião para agradar o parceiro, não tem muito claro ali o que gosta, o que não gosta, vai ficando meio camaleão para tentar ficar aproximado do outro”, explica.
Agressividade e outros transtornos associados
Quando questionado sobre a agressividade, Sassi esclarece que nem todos os pacientes com Borderline são necessariamente agressivos com os outros. “Às vezes ele pode ser agressivo com ele mesmo, ou às vezes pode ser agressivo com o outro”, afirma.
O especialista explica que a agressividade pode surgir como uma resposta ao medo intenso de aniquilação que essas pessoas sentem.
É importante ressaltar que, conforme mencionado na descrição do vídeo, pacientes com Borderline frequentemente apresentam outros transtornos associados. Por isso, é fundamental um diagnóstico preciso e um tratamento individualizado, levando em consideração as características específicas de cada caso.
source https://www.cnnbrasil.com.br/saude/dr-kalil-especialistas-comentam-os-principais-sintomas-do-borderline/
Postar um comentário